EF1 e 2 e EM: Canguru matemático sem fronteiras - Colégio Santa Mônica Mogi da Cruzes

EF1 e 2 e EM: Canguru matemático sem fronteiras

EF1: Tecno@ula sobre meio ambiente para os segundos anos A e B
22 de março de 2016
EM: Visita à Universidade Metodista
28 de março de 2016

EF1 e 2 e EM: Canguru matemático sem fronteiras

Mas, afinal, como surgiu o Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras???
No final do século XIX, muitos países começaram a considerar a ideia de usar competições matemáticas para popularizar a Matemática entre grupos cada vez maiores de estudantes. Em 1991, os professores André Deledicq e Jean Pierre Boudine, inspirados pela Competição Australiana de Matemática, começaram um concurso semelhante na França, chamando-o de Canguru Matemático.

O concurso, consistindo em sua maioria de questões simples e atrativas de Matemática, na forma de testes de múltipla escolha, foi um grande sucesso. Como consequência, em 1993 foi realizada uma reunião em Paris, na qual foi proposta a vários países europeus a organização de um concurso mais abrangente denominado Canguru Europeu e criou-se a Associação Canguru sem Fronteiras (AKSF). Atualmente, o Concurso acontece em mais de 40 países, sempre na terceira semana de março, e a participação chega a seis milhões de estudantes. Nossos alunos realizaram a prova do Canguru 2016 na semana passada. No Brasil, esse ano, são 1337 escolas participantes.

Os resultados obtidos pelo Santa Mônica ao longo dos anos é excelente. Em 2015,recebemos nove medalhas, sendo duas de prata e sete de bronze.