Espaço Maker - Colégio Santa Mônica Mogi da Cruzes

Eventos da semana de 11/10/17 a 17/10/17
11 de outubro de 2017

Espaço Maker

O enorme avanço da tecnologia nas últimas décadas modificou muito o dia a dia das pessoas. Tudo está sempre à mão, a um toque numa touch screen, mas, em contrapartida, além dos inúmeros benefícios que toda essa evolução trouxe, o ser humano está se acostumando a encontrar tudo pronto e as crianças, muitas vezes, estão deixando de utilizar seu grande potencial produtivo.

Por isso, é preciso saber dosar e utilizar a tecnologia de forma que estimule as crianças a serem protagonistas de suas próprias vidas e não mera plateia das maravilhas que as telas dos computares, tablets e smartphones lhes mostram.

O Santa Mônica, consciente do importante papel que a escola desempenha nesse processo, encontrou, na “cultura maker”,  um caminho perfeito para que os alunos coloquem a mão na massa para desenvolver soluções e projetos.

Seguindo este conceito, o Santa Mônica apresenta uma grande novidade pedagógica para 2018: um grande laboratório de criação que é o Espaço Maker, onde os alunos aprenderão a usar, com a orientação dos professores, todas as ferramentas disponíveis para realizar seus projetos. Assim como um martelo, uma furadeira ou um pincel, estarão lá também impressoras 3D, cortadoras a laser e softwares de criação – tudo junto colocado à disposição das ideias. Tudo foi pensado de forma a criar um ambiente onde os alunos e professores se sintam à vontade e estimulados a utilizar toda a tecnologia disponível, assim como todas as ferramentas, em função da criatividade e da realização

Dividimos o espaço em dois, de um lado está o Espaço Saber – local dedicado à pesquisa, à busca do conhecimento, ao planejamento. Neste espaço, os alunos e professores contam com: computadores e softwares ligados às máquinas; bancada de estudo e uma grande tela para apresentação dos projetos. O Espaço Saber  foi formatado para estimular o planejamento e o protagonismo do aluno, dando condições para que ele apresente suas ideias  com segurança e tranquilidade aos colegas e professores.

Ao lado do Saber está o Espaço Criar – local onde os alunos  realmente farão suas ideias acontecerem. Neste ambiente ficarão todas as ferramentas, as impressoras 3D, a cortadora a laser, a plottadora de adesivos e as bancadas para montagem e apresentação dos seus projetos.

Espaço Maker do Santa Mônica é cheio de tecnologia sim, mas não deixa de apresentar aos alunos tudo de bom que o “mundo analógico” ainda pode proporcionar. No ano em que o Santa Mônica comemora seus 50 anos, este local faz um resgate do passado, dos tempos onde as crianças faziam seus carrinhos de rolimã e casinhas de boneca e faz também uma viagem ao futuro, que já está tão próximo, onde eles  construirão seus brinquedos e objetos utilitários em impressoras 3 D dentro de suas próprias casas.

Quer saber mais sobre a matrícula 2018? Clique aqui.