A capacidade de aprender se desenvolve na infância
O Projeto pedagógico do Colégio Santa Mônica tem esse princípio: a infância é a etapa mais significativa e importante na formação do ser humano. É quando se preparam e se desenvolvem suas habilidades e competências.

A Educação Infantil na vida de uma criança é essencial para garantir seu pleno desenvolvimento, sua capacidade de aprender, de pensar, de se relacionar e conviver com o outro de forma saudável e de entender a importância de se cultivar os valores, desde a mais tenra idade.

As atividades propostas pelo Colégio Santa Mônica na Educação Infantil visam o desenvolvimento de uma criança que brinca, imagina, deseja, aprende, observa, experimenta, questiona e levanta hipóteses dentro de um ambiente seguro, acolhedor e de confiança.

Oferecer à criança a possibilidade de vivenciar a Educação Infantil no Colégio Santa Mônica é dar-lhe a oportunidade de crescer, conviver, dialogar, adquirir autonomia e adaptar-se a um ambiente repleto de interações e brincadeiras como eixos de aprendizagens e desenvolvimento.

A nossa responsabilidade com o futuro se faz através do compromisso na construção de princípios, respeito, ludicidade e conhecimentos significativos para que a criança contextualize o que aprende no seu dia a dia e, essencialmente, para que seja FELIZ.

Domínio das Competências
As competências e habilidades individuais são desenvolvidas por meio de três princípios: a psicomotricidade, o universo cognitivo e o desenvolvimento social e afetivo. Os alunos realizam, desde o Maternal 1 até o Pré 2, atividades significativas que priorizam o desenvolvimento de suas habilidades sensório-motoras, a linguagem formal, informal e criativa, o raciocínio lógico e o conhecimento do meio ambiente sempre com respeito aos conceitos de integração e cooperação.

Profissionais atentos a cada nova necessidade
O sucesso de nossos alunos está diretamente ligado às atitudes, à postura profissional e à competência pedagógica dos professores. Por isso, a equipe está sempre atenta a todas as etapas do desenvolvimento das crianças, consciente de sua responsabilidade no processo de aprendizagem com uma relação que prioriza o respeito mútuo, a confiança e o afeto.

Instalações projetadas especialmente para acolher a Educação Infantil
O prédio foi especialmente projetado para receber alunos de 1 ano e 9 meses a 5 anos. São mil metros quadrados de área construída, com amplas salas de aula, playground com piso especial antiderrapante, quadra poliesportiva coberta, tanque de areia antialérgica, área verde, árvores frutíferas, horta, cozinha e salas-ambiente de inglês, informática, teatro, vídeo, brinquedoteca, música, entre outras atividades. Toda a infraestrutura, incluindo instalações e mobiliário, está dimensionada para total conforto e segurança das crianças.

Pequenos detalhes que fazem muita diferença

• Rigor na segurança
      Profissionais especialmente preparados acompanham a entrada e a saída dos alunos, organizadas e divididas em duas portarias, o que facilita o trânsito e permite total controle do fluxo de alunos.
    • Psicopedagoga permanente
      Para complementar e auxiliar no processo de aprendizagem, contamos com a presença de uma psicopedagoga que, juntamente com as professoras, desenvolve atividades em sala de aula ou até mesmo individuais, quando necessárias, para facilitar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
    • Vínculo família - escola
      Para fortalecer a relação entre família e escola, sempre que necessário, a presença dos pais é solicitada para que possamos acompanhar cada aluno de forma individualizada.
    • Equipe integrada à rotina
      Empenhamo-nos para que nosso quadro de funcionários seja constante e se mantenha integrado à rotina da escola, o que permite um atendimento personalizado aos pais e alunos.

Mini- TEC – Mini Torneio Esportivo Cultural
    É desenvolvido durante o ano letivo através de atividades esportivas, culturais e solidárias e envolve os alunos do Maternal 1 ao 1º Ano. Seu principal objetivo é desenvolver a integração, a socialização e a cooperação entre as equipes.

Atividades extracurriculares
    Para os alunos do Pré 1, Pré 2 e 1º Ano: Balé e Futsal