Desenvolver autonomia
O Ensino Fundamental do Santa Mônica está focado no despertar da consciência crítica e reflexiva.

Atualmente, não basta acumular conhecimentos, é necessário construí-lo e recriá-lo no dia a dia do aluno, integrando o universo escolar com os fatos que compõem a história a cada novo momento.

A conquista da autonomia é consequência natural desse aprendizado, que oferece os recursos necessários para que os alunos possam se expressar com clareza, solucionar problemas e tomar decisões.

Buscamos, no Ensino Fundamental:

• Desenvolver a autonomia, o espírito crítico, o senso de cooperação e o trabalho em equipe;
  • Potencializar a competência para a leitura, para o conhecimento das diversas culturas, para a pesquisa e para a interpretação e a produção de textos;
  • Potencializar o raciocínio lógico-matemático e a resolução de problemas;
  • Desenvolver, de forma significativa, a consciência ecológica e sua importância para vivermos num mundo sustentável;
  • Promover a contextualização entre conteúdo acadêmico e as questões do cotidiano, o mercado de trabalho, a economia e os fatos da atualidade.
  • Estimular a capacidade empreendedora, a autoconfiança e despertar a necessidade de realização;

TEC - Torneio Esportivo Cultural
O TEC é desenvolvido durante o ano letivo através de atividades esportivas, culturais e solidárias e envolve os alunos do Ensino Fundamental 1 (2º Ano ao 5º Ano) e do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º Ano). Seu principal objetivo é desenvolver a integração, a socialização e a cooperação entre as equipes. No final, temos sempre duas equipes vencedoras: uma equipe do EF 1 e outra do EF 2 e o prêmio é uma confraternização para as turmas. As modalidades esportivas são premiadas separadamente com medalhas.

Orientação de Estudos
Nossa experiência leva à constatação de que, ao longo do processo ensino-aprendizagem, o aluno demanda apoio e orientação para realizar suas tarefas e construir seus próprios conhecimentos. Diante dessa necessidade, foi proposta a criação da Orientação de Estudos como componente curricular dos sextos anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de conscientizar os alunos da importância de adquirir hábito de estudo, levá-los a organizar horários de estudo e desenvolver trabalhos de pesquisa dentro das normas exigidas.

Tecno@ula
O projeto, que é aplicado para alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, coloca os recursos tecnológicos como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. É uma parceria entre a área de Educação Digital e o corpo docente, com aulas que integram games, desafios, aplicativos e vídeos aos conteúdos das mais diversas disciplinas.

Robótica
Muitas vezes, o interesse pela Robótica surge ainda na infância, sem nem mesmo a criança perceber. A criança que adora montar e desmontar brinquedos já apresenta uma atração pelo assunto, daí nossa proposta em oferecer um Projeto de Robótica. A Robótica é desenvolvida, em aulas extracurriculares, através da construção de protótipos (experimentos concretos), com o intuito de promover conhecimentos de automação e aplicação de recursos eletroeletrônicos, além de despertar nos alunos o interesse por física e mecânica na prática.

Coral EF
Criado há mais de dez anos, o Projeto Coral tem o intuito de oferecer aos alunos do Ensino Fundamental I (2º ao 5º Anos) o contato com a linguagem musical por meio do canto coral. As aulas acontecem no segundo semestre e preparam os alunos para a “Apresentação de Natal” nas janelas do histórico prédio da Unidade 1. O Coral desenvolve a percepção auditiva e rítmica dos alunos e possibilita o contato com diferentes gêneros musicais, o que colabora com a ampliação de seu universo cultural.

Reforço
Tão logo sejam diagnosticadas dificuldades de aprendizagem, os alunos passam a ter aulas de reforço , em período oposto ao que estudam.

Atividades extracurriculares
EF1: Xadrez, Robótica, Balé, Grupo Artístico, Espanhol, Futsal e Basquete
EF 2: Xadrez, Robótica, Jazz, Grupo Artístico, Espanhol, Astronomia, Futsal, Vôlei e Basquete