Ensino Médio

A preparação do aluno para o universo profissional, que terá início com a escolha da carreira e o desafio dos vestibulares.

Aprofundar conhecimentos e ampliar as referências
O foco do Ensino Médio no Santa Mônica é a preparação do aluno para o vestibular. Essa preparação inclui estudar os conteúdos necessários nas várias disciplinas, realizar simulados de provas modelo ENEM, FUVEST, UNICAMP, UNES, entre outras, aprender a administrar o tempo nas provas de longa duração e treinar a concentração e a disciplina de estudar diariamente.

O Santa Mônica prioriza também o domínio completo das habilidades de leitura e produção de textos, da aplicação do raciocínio lógico nas várias áreas do conhecimento e do estudo de acontecimentos sociais, geopolíticos, econômicos e artísticos da atualidade.

Entre os objetivos do Ensino Médio, destacamos:

• A preparação do aluno para o vestibular com uma carga-horária ampliada e as oportunidades de treinar, através de provas e simulados, a concentração, o domínio de conhecimentos e suas várias inter-relações;
  • A preparação do aluno para o ENEM através de simulados e treinos específicos para a produção de redações dentro do modelo exigido;
  • O encaminhamento do aluno para a escolha da carreira, da profissão, com uma visão sobre o mercado de trabalho;
  • O aprimoramento do aluno como cidadão, contribuindo para sua formação ética, sua autonomia intelectual e seu senso crítico.

Preparação para os Vestibulares e para o ENEM

Carga horária ampliada
Aulas em período integral duas vezes por semana, além de cursos avançados para os alunos do terceiro ano.

Simulados e Simulados do ENEM
Os alunos realizam bimestralmente simulados modelo FUVEST e ENEM para treinar essas importantes provas de longa duração, que exigem concentração e atenção contínuas.

Aulas especiais sobre temas específicos
De acordo com temas da geopolítica, do cenário nacional e internacional, de questões de ordem sociológica, entre outros assuntos, os alunos do Ensino Médio são convidados a participar de aulas especiais, extracurriculares para complementar seu repertório e se conhecimento de mundo. São aulas que ajudam, não só no momento do vestibular, mas também na produção das redações exigidas nos vários processos seletivos.

Empreendedorismo
O Santa Mônica é pioneiro no ensino de Empreendedorismo em Mogi e região. Desde 2004, o Empreendedorismo faz parte do currículo do Ensino Médio com o objetivo de despertar nos alunos o potencial empreendedor, a pró-atividade, o espírito de liderança ej o trabalho em equipe, tão importantes atualmente no mercado de trabalho.

Os alunos aprendem sobre as características do perfil do empreendedor, os vários tipos de atividades empreendedoras, além da elaboração de um plano de negócios.

Orientação Profissional
São dez encontros extracurriculares, organizados pela psicóloga do colégio, onde os alunos do Ensino Médio trabalham o autoconhecimento, sua vocação e o perfil das diversas carreiras e profissões.

Projeto Profissões
O projeto proporciona aos alunos a oportunidade de visitar universidades, feiras de profissões e também obter informações, através de palestras com profissionais, sobre as diversas carreiras e o mercado de trabalho.

Expedição Amazônia
A Expedição Amazônia foi concebida como uma viagem responsável. Acontece no mês de julho e não se caracteriza por ser uma viagem de férias ou de lazer, mas uma viagem responsável, com foco no desenvolvimento de interações significativas com pessoas e meio ambiente e do respeito mútuo aos lugares e às comunidades visitadas.

São dez dias no barco-alojamento, realizando trabalhos voluntários junto às populações ribeirinhas e tendo a oportunidade de visitar tribos indígenas e conhecer a cultura local. Além da conscientização sobre a importância do meio ambiente, num dos biomas mais ricos do planeta, os jovens adquirem um conhecimento autêntico do mundo e do ser humano, numa dimensão de vivência e convivência que sequer imaginam que possa existir. A iniciativa enfatiza a cooperação, os relacionamentos interpessoais e a solidariedade, qualidades cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.

Mini-Onu
O Modelo Intercolegial das Nações Unidas, conhecido como Mini-Onu, é um evento organizado pelo curso de Relações Internacionais da PUC – MG. A proposta é colocar os alunos do Ensino Médio, durante três dias, na posição de diplomatas e simular as assembleias da ONU. Os assuntos discutidos giram em torno de questões geopolíticas, econômicas, humanitárias e ambientais. Há vários anos, em outubro, um grupo de alunos, acompanhado por um professor, integra-se a esse ambiente diplomático para desenvolver e melhorar seu poder de argumentação, sua oratória e sua resiliência diante dos desafios e das relações interpessoais.

Simula-Santa
É um projeto desenvolvido no Santa Mônica, a partir das experiências vividas no Mini-Onu. Além de ser uma preparação para os alunos participarem do evento mineiro, os alunos se organizam como representantes de países nos mais variados comitês da ONU e vivenciam a rotina de um diplomata. Os jovens exercitam, assim, seu poder de argumentação e persuasão, habilidades essenciais para um futuro profissional promissor.

Plantões de monitoria
Alunos-monitores se disponibilizam em horários fixo, durante a semana, para estudar e realizar exercícios com grupos de colegas. Os encontros desenvolvem o hábito de estudo e possibilitam a troca de conhecimentos.

Reforço
Tão logo sejam diagnosticadas dificuldades de aprendizagem, os alunos passam a ter aulas de reforço, em período oposto ao que estudam.