Projetos Didáticos

Projeto Leitura
O Projeto Leitura, desenvolvido da Educação Infantil ao Ensino Médio, é uma das prioridades do Santa Mônica. A escola precisa despertar, desde a infância, o hábito da leitura, fundamental para desenvolver o raciocínio, a capacidade interpretativa e a argumentação, para enriquecer vocabulário e, enfim, ler o mundo.

Na Educação Infantil, a Hora do Conto acontece semanalmente na sala de leitura. No EF1, além da Hora do Conto, os alunos leem um livro paradidático por bimestre. No EF 2, os alunos leem dois livros paradidáticos por bimestre e os alunos do Ensino Médio leem, ao longo, dos três anos, as listas dos clássicos exigidos pelos processos seletivos como FUVEST e UNICAMP.

Projeto “Diga Não ao Bullying”
O tema é trabalhado continuamente junto da comunidade escolar, em todos os segmentos. Os alunos têm uma cartilha que, de forma lúdica, orienta sobre a importância de uma convivência saudável no ambiente escolar, participa de debates e rodas de conversa sobre o tema, junto dos professores e, sempre que necessário, são realizados encontros com pais e alunos para reflexões e orientações sobre o comportamento dos jovens.

Projeto Grupo de Pais
O projeto promove, com a ajuda de uma profissional da área de psicologia, encontros quinzenais para que, em grupos, os pais possam refletir sobre importantes questões inerentes à missão de educar, tais como: como deve ser a relação pais e filhos?, como dar limites às crianças e aos jovens?, como lidar com as questões da sexualidade?, como tratar a autoestima?

Enfim, são questionamentos feitos nas casas de todas as famílias que têm filhos, quaisquer que sejam as suas idades.