Concepção de Educação e Práticas Escolares
O Colégio Santa Mônica concebe a ideia de “educação” como a formação integral do aluno através de uma perspectiva que contempla os níveis:

• Cognitivo
  • Ético-moral
  • Psicomotor
  • Afetivo-emocional

Para tanto, a educação deve se estruturar em torno dos quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o contexto, aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes, isto é, ter a noção pessoal do que é essencial, daquilo que é realmente necessário, do justo, do básico.

Como diferencial da formação integral dos jovens, o Colégio Santa Mônica desenvolve, ainda, o “aprender a empreender”, uma vez que o espírito empreendedor se tornou uma referência na vida e no mercado de trabalho, destacando como características intrínsecas desse perfil a pró-atividade, determinação, a autoconfiança, a iniciativa e, principalmente, a necessidade de realização.

Fundamentos didático-pedagógicos:

• Conhecimento: sínteses provisórias, construídas em determinado contexto histórico, portanto, passíveis de reconstrução.
  • Ensino: criação de situações favoráveis à construção de conhecimentos, hábitos, habilidades, valores e posturas de vida.
  • Aprendizagem: construção/reconstrução de significados, elaboradas pelo aluno, através de sua interação com o objeto do conhecimento.
  • Metodologia: atividades apresentadas em níveis de desempenho compatíveis com as experiências e condições individuais do aluno.
  • Professor: mediador entre o aluno e o objeto do conhecimento.
  • Aluno: sujeito construtor de seu saber e aprendiz permanente.
  • Avaliação: instrumento auxiliar da construção dos resultados de aprendizagem.