fbpx

Informações Gerais – Carta de Matrícula 2021

Retrospectiva 2020


Se fizermos uma retrospectiva do ano de 2020 podemos observar famílias mais unidas, filhos mais próximos dos pais, a escola e os professores fazendo parte, mais do que nunca, da vida das famílias e esses são aspectos que devem ser valorizados e agradecidos sempre, porque se referem aos relacionamentos humanos que precisam ser cultivados e preservados.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a pandemia de Covid-19 causou o fechamento de escolas em mais de 190 países e afetou diretamente 1,6 bilhão de estudantes. Um contexto desafiador que exigiu o esforço contínuo e conjunto das escolas, das famílias e da sociedade.

Com o intuito de minimizar as perdas e dar continuidade ao ano letivo, as escolas se estruturaram na modalidade remota de ensino, a princípio emergencial, e, que, com o passar dos meses, tornou-se rotina para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Com o Santa Mônica não foi diferente. Preparamo-nos investindo em tecnologia e em formação e treinamento do corpo docente para que o ensino remoto, com suas aulas síncronas (interativas) e assíncronas, levasse para a casa de cada aluno a continuidade da programação de objetivos e conteúdos planejados para 2020.

Registramos aqui nosso agradecimento aos professores, nossos heróis diários, que se reinventaram e mostraram uma capacidade surpreendente de adaptação às mudanças e às inovações exigidas pela nova rotina de estudos e, especialmente, às famílias, que se tornaram mais que parceiras neste processo, acompanhando e apoiando os alunos e a escola em todos os momentos da rotina escolar.

Como é do conhecimento de todos, nosso país, por sua dimensão e diversidade, apresenta, desde março, cenários distintos da evolução da pandemia e as escolas fechadas têm sido uma das maiores contribuições para que o distanciamento social seja preservado, evitando assim, aumento ainda maior no número de casos e de mortes. Reiteramos que estamos subordinados às orientações e autorizações do âmbito municipal para que possamos retornar às aulas presenciais em segurança e aguardamos, ansiosamente, por isso!

Foco no Pedagógico: Garantia do Processo Ensino-Aprendizagem


O planejamento e o calendário foram reestruturados para reorganizar os conteúdos e garantir que os alunos alcançassem os objetivos propostos.

Na Unidade 1 (EF1 e 2 e EM), a Plataforma SAS de Educação apoiou o trabalho pedagógico do corpo docente, oferecendo também aulas on-line, lives e cursos aos professores e alunos, simulados e avaliações on-line.

No EF1 foram organizados grupos de estudos de português, matemática e inglês para fortalecer o processo de aprendizagem, com bons resultados já comprovados nas avaliações realizadas.

Na Unidade 2 (Ed. Infantil e 1º Anos), as turmas foram divididas e reorganizadas e, muitas vezes, foram realizadas aulas individuais, além dos momentos de socialização, para garantir o desenvolvimento do conteúdo com excelência e preservar a convivência das turmas, mesmo que à distância.

Acolhimento Socioemocional: Juntos Somos Mais Fortes


O Santa Mônica abriu um canal de escuta entre as famílias e a psicóloga da escola, a fim de apoiar as famílias e os alunos nas questões socioemocionais, tão latentes durante todo este tempo de pandemia.

Atendimentos previamente agendados e videochamadas levaram apoio e acolhimento às casas dos nossos alunos e aos corações mais aflitos.

Também contamos com a parceria do Programa Semente com as pílulas socioemocionais e lives sobre temas importantes relacionados às questões socioemocionais.

Comunicação com as Famílias


Através de grupos de whatsapp e reuniões pelo meet, nossos coordenadores mantiveram contato constante com as famílias para explicar cada etapa do desenvolvimento do pedagógico.

Pesquisas foram enviadas às famílias para monitorar as percepções durante a pandemia e para constatar a intenção ou não de retorno às aulas presenciais, quando tivermos a permissão.

Guias de Retorno às Aulas Presenciais


O Santa Mônica organizou, para a segurança dos pais e responsáveis, dois guias de retorno às aulas presencias, levando em consideração os protocolos sanitários exigidos pelos órgãos oficiais da saúde e da educação. Os guias já foram enviados às famílias e estão à disposição no site da escola.

Suporte Técnico no Ensino Remoto


Para oferecer aulas síncronas com qualidade e o uso eficiente do Google Classroom, o Santa Mônica organizou uma equipe de suporte técnico que acompanha diariamente as aulas, os alunos, as famílias e os professores, resolvendo problemas de ordem técnica, internet, ingresso às salas do meet e gravações das aulas.

Investimentos na preparação para o retorno presencial com segurança


O Santa Mônica investiu em tecnologia de ponta para organizar o retorno às aulas presenciais e para atender aos protocolos sanitários que garantirão a segurança dos nossos alunos, professores e funcionários:

  • contratação de assessoria especializada para organizar o retorno às aulas presenciais;
  • aquisição de terminais de reconhecimento facial com sistema termográfico para aferir a temperatura de todos que entram na escola;
  • tótens de álcool em gel com sensores;
  • câmeras nas salas de aula da Unidade 1 para transmitir para casa as aulas, colocando em prática o ensino híbrido e permitindo que os alunos que optarem por não retornar, acompanhem a aula de forma síncrona;
  • demarcação dos espaços físicos do colégio com as devidas orientações para o fluxo de pessoas e a garantia do distanciamento social dentro das salas de aula e nas áreas comuns;
  • aquisição de EPI’s para garantir a segurança dos professores e funcionários durante sua jornada de trabalho;
  • substituição dos dispenseres dos banheiros e das lixeiras dos pátios por modelos adequados às novas necessidades.

2021: Ensino Híbrido

Diante de tantas incertezas e à espera de uma vacina, para que os pais se sintam seguros e confortáveis, o Santa Mônica opta por manter o ensino híbrido para a Unidade 1 (EF1 e 2 e EM) no início do ano letivo de 2021, ou seja, as aulas que estiverem acontecendo na escola serão transmitidas, de forma síncrona, para os alunos que optarem por ficar em casa.

Na Unidade 2 (Ed. Infantil e 1º Anos), respeitando a faixa etária e as necessidades específicas dos nossos pequenos, também para o mesmo período, haverá um horário especialmente organizado para atender às aulas presenciais e às aulas remotas síncronas (para os alunos que preferirem ficar em casa), de modo que aconteçam separadamente, mas sempre com a participação das professoras regentes.

Atividades Extracurriculares

Não têm data prevista para começar em 2021. Só terão início quando houver total segurança para que os alunos permaneçam na escola além do período curricular. O mesmo valerá para o almoço na escola.

Agende sua visita

(11) 4799-7744 / (11) 4799-7919

Tour Virtual