Projetos Educacionais - Colégio Santa Mônica Mogi da Cruzes

Projetos Educacionais

A aprendizagem vai muito além da sala de aula, por isso o Santa Mônica desenvolve, durante o ano letivo, projetos que complementam e enriquecem o trabalho pedagógico. São eles:

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, desenvolvido da Educação Infantil ao Ensino Médio, é uma das prioridades do Santa Mônica.

A escola precisa despertar, desde a infância, o hábito da leitura, fundamental para desenvolver o raciocínio, a capacidade interpretativa e a argumentação, para enriquecer vocabulário e, enfim, ler o mundo.
Na Educação Infantil, a Hora do Conto acontece semanalmente na sala de leitura. No EF1, além da Hora do Conto, os alunos leem um livro paradidático por bimestre. No EF 2, os alunos leem dois livros paradidáticos por bimestre e os alunos do Ensino Médio leem, ao longo, dos três anos, as listas dos clássicos exigidos pelos processos seletivos como FUVEST e UNICAMP.

Projeto Coral dos Pequenos Cantores

O projeto oferece aos alunos do Ensino Fundamental I o contato com a linguagem musical por meio do canto coral e eles se preparam durante o ano para uma emocionante apresentação de Natal nas janelas do prédio da Unidade 1.

Assim, o projeto também transmite os ensinamentos da importância do trabalho em equipe, da amizade, da disciplina, da responsabilidade e valorização de si e dos outros.
Neste sentido, o Projeto permite não só a ampliação do repertório musical e cultural, mas também possibilita o desenvolvimento da autonomia, criticidade e de uma nova forma de ver e conhecer o mundo.

Projeto “Diga Não ao Bullying”

O tema é trabalhado continuamente junto da comunidade escolar, em todos os segmentos.

Os alunos têm uma cartilha que, de forma lúdica, orienta sobre a importância de uma convivência saudável. Também participam de debates e rodas de conversa sobre o tema, junto dos professores e, sempre que necessário, são realizados encontros com pais e alunos para reflexões e orientações sobre o comportamento dos jovens.

Projeto Cine Santa

Quem não gosta de assistir a um filme com os amigos?

O projeto promove sessões de cinema no colégio, previamente programadas, com acompanhamento dos professores e promove debates após os filmes para desenvolver a argumentação dos alunos do EF2 e ampliar seu conhecimento de mundo.

Projeto SimulaSanta

Destina-se aos alunos de 9º Anos e Ensino Médio e consiste na simulação de assembleias da ONU, onde os alunos assumem o papel de delegados e representam países em questões da geopolítica e das relações internacionais.

Também um excelente exercício de argumentação e ampliação de repertório.

Projeto Fórum FAAP

O projeto prepara alunos do Ensino Médio para participar do evento que acontece na FAAP, em São Paulo, quando, durante 4 dias, representam um país em diferentes comitês da ONU para discutir questões sobre a política internacional.

Projeto Expedição Amazônia

O projeto consiste em oferecer aos alunos do Ensino Médio uma viagem responsável, quando, durante 10 dias a bordo de um barco-alojamento, no Rio Negro, o grupo realiza trabalhos voluntários junto à população ribeirinha e tribos indígenas e interage dentro de um dos mais importantes biomas do mundo.

O Santa Mônica já realizou oito viagens consecutivas e é um dos únicos colégios brasileiros a desenvolver esse projeto, com unanimidade dos alunos afirmando que aprendem muito mais que ensinam.