Proposta Pedagógica - Colégio Santa Mônica Mogi da Cruzes

Proposta Pedagógica

O Colégio Santa Mônica concebe a ideia de “educação” como a formação integral e contínua do aluno: a formação acadêmica, a aprendizagem, a integração social e as questões emocionais.

O trabalho pedagógico desenvolve habilidades e competências voltadas para a construção da autonomia, do espírito crítico, da criatividade, dos valores éticos, da participação social e do respeito ao próximo.

Para tanto, a proposta pedagógica está estruturada em torno dos quatro pilares do conhecimento:

• Aprender a conhecer: é despertar nos alunos a motivação para aprender e construir conhecimentos. Exercitar permanentemente a atenção, a memória e o pensamento.
  • Aprender a fazer: é fazer com que os alunos consigam ir além do conhecimento teórico, aprendendo a colocá-lo na prática, é a experiência do aprender.
  • Aprender a viver juntos: é levar os alunos a compreender e sentir com o outro, aprender a respeitar as diferenças.
  • Aprender a ser: é desenvolver plenamente o potencial dos alunos, contribuir com seu crescimento e maturidade.

Como diferencial da formação integral dos jovens, o colégio desenvolve também o “aprender a empreender”, uma vez que o espírito empreendedor se tornou uma referência na vida e no mercado de trabalho, destacando como características intrínsecas desse perfil a pró-atividade, a determinação, a autoconfiança, a iniciativa e, principalmente, a necessidade de realização